sexta-feira, setembro 2

Lipoescultura

Lipoescultura
A lipoescultura foi um avanço da lipoaspiração que diminuiu o tamanho das cânulas que aspiram a gordura, minimizando o trauma e as irregularidades. Permite uma recuperação mais suave.

Diferente da lipoaspiração, cujo objetivo é remover os depósitos de gordura acumulados na região dos quadris, culotes, coxas, abdome, costas, joelhos e pescoço, na lipoescultura, parte da gordura aspirada é purificada, podendo ser injetada em outra região para remodelar o corpo, preenchendo algumas áreas sem a utilização de silicone ou outra substância artificial. O objetivo não é ficar mais magra.

Apenas indicada quando não se consegue retirar a gordura localizada por meio de dietas e exercícios físicos, a lipoescultura permite esculpir áreas da face, ou aumentar os glúteos. O objetivo da lipoescultura é proporcionar redução do volume de gordura corporal em áreas localizadas, como a barriga e, ao mesmo tempo, conferir melhor contorno em outras regiões, corrigindo imperfeições. Não se deve injetar gordura nas mamas, pois é uma região que já possui nódulos gordurosos, o que pode confundir os resultados em casos de mamografia.
Como a gordura é do próprio corpo do paciente, não existe risco de rejeição. Entretanto, 30% a 50% do que foi injetado é reabsorvido pelo organismo. Como uma parte da gordura será reabsorvida, o cirurgião plástico deve injetar um pouco mais de gordura do que é necessário, para compensar esse processo de reabsorção.

Todos os cuidados para uma lipoaspiração também são aplicados no caso da lipoescultura. A cirurgia é precedida de exames laboratoriais e avaliação cardiológica. É realizada em ambiente hospitalar e a anestesia utilizada normalmente é a peridural, associada a sedação que traz conforto e segurança para o paciente. A alta se dá após 12 horas e recomendam-se dois a três dias de repouso com a utilização de um modelador ou cinta elástica. Após três dias retorna às atividades normais, excetuando-se os exercícios, que serão retomados após um mês, quando são retirados os pontos. Nunca massagear a região que recebeu a aplicação de gordura, justamente para não intensificar a reabsorção. Recomenda-se o uso de modelador ou a cinta elástica pelo período de 30 a 60 dias para que a pele retraia de forma uniforme, assim como sessões de drenagem linfática, para rápida diminuição do inchaço. O efeito do contorno corporal só aparece mesmo em seis meses.
Modelador


São raras as complicações em lipoescultura, porém podem ser citadas a má cicatrização, hematoma, seroma, irregularidades, infecção, reações à anestesia, trombose, acidentes durante a cirurgia. Por isso é fundamental escolher um profissional com o título de especialista em cirurgia plástica através do cadastro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O seroma, a complicação mais comum em grandes lipoesculturas, é o acúmulo de um liquido claro na região operada, formando algo como uma "bolsa de água". Nestes casos procede-se ao esvaziamento através de punções, com resolução do problema e sem prejuízo do resultado. Pode-se usar drenos em lipoesculturas extensas, o que reduz o risco de seroma por drenar o liquido formado, evitando assim que este se acumule.

Antes de se submeter a cirurgia procure indicações e informações de outros especialistas ou pessoas que já fizeram a lipoescultura, siga atentamente as prescrições de seu cirurgião e mantenha sempre uma boa alimentação após a cirurgia, dessa forma você consegue um ótimo resultado preservando a sua saúde.

0 comentários:

Postar um comentário