quinta-feira, agosto 18

Lipoaspiração

Lipoaspiração
A lipoaspiração é uma cirurgia para a redução do volume de gordura corporal, em áreas localizadas, conferindo ao paciente um melhor contorno do corpo.

Se você pretende fazer uma lipoaspiração deve saber que a cirurgia não vai te emagrecer. A lipoaspiração, a princípio, tende a melhorar a forma e eliminar certas gorduras localizadas que são difíceis de serem corrigidas apenas com exercícios físicos e dieta. Nunca para perder peso. A lipoaspiração é indicada quando a pessoa está próxima de seu peso ideal. Grandes volumes de gordura extraídos podem ser nocivos, o que aumenta o risco da cirurgia.

Só com lipoaspiração não há um bom resultado. O paciente deve fazer um programa de condicionamento físico antes e depois da operação, para trabalhar a musculatura. O cirurgião vai trabalhar na camada de gordura. É necessário procurar um dermatologista para cuidar da qualidade da pele. É a somatória de cuidados que trará o resultado esperado.

Também é parte fundamental para o sucesso da cirurgia o comportamento do paciente no pré-operatório. Pelo menos 40 dias antes da cirurgia, não fazer uso excessivo de álcool ou drogas - inclusive o tabaco, alimentação adequada e estar com a saúde em dia, ou seja, não apresentar casos de anemia e infecções. Nos casos de diabéticos e hipertensos, é necessário que estes quadros estejam controlados.
Lipoaspiração
A lipoaspiração inicia com incisões localizadas nas dobras de pele ou em locais onde as cicatrizes resultantes ficarão quase imperceptíveis. Começa com a injeção de uma solução chamada “tumescente” na gordura abaixo da pele. Tal solução contém soro fisiológico, adrenalina e um anestésico local, minimiza a perda de sangue, o inchaço e as dores durante o pós-operatório. Além disso, o tecido gorduroso fica mais frouxo, facilitando o processo de lipoaspiração. O resultado final é o aumento da segurança e eficácia da lipoaspiração, permitindo a retirada de volumes de gordura progressivamente maiores com maior conforto ao paciente. A recuperação após a cirurgia também é mais tranquila.

A segunda fase da lipoaspiração consiste da aspiração de gordura utilizando cânulas ocas de diferentes tamanhos para modelar as regiões tratadas. Em geral, usa-se primeiro cânulas de maior diâmetro e as cânulas mais finas são utilizadas posteriormente na moldagem final da região. Através da criação de túneis e de movimentos de vai-e-vem, a cânula deve aspirar os depósitos de gordura profunda localizados abaixo da pele de forma uniforme, evitando assim o aparecimento de irregularidades no contorno corporal. A lipoaspiração superficial deve ser evitada, pois pode causar ondulações e depressões que podem ser impossíveis de corrigir. Em casos onde a correção é possível, enxertos de gordura são realizados para tentar nivelar as regiões afetadas.

Riscos

Como toda intervenção cirúrgica, a lipoaspiração apresenta riscos. Mas, como não atua em órgãos vitais, é considerada uma cirurgia segura. Se todos os critérios técnicos de segurança forem respeitados, os riscos são mínimos.

A escolha do cirurgião plástico

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) aconselha que a escolha do cirurgião deva ser feita com atenção e cuidado. Pergunte para amigos que já fizeram a operação, o médico de confiança da família, enfermeiro, hospital ou plano de saúde. A SBCP possui um Diretório de Membros, que é uma excelente fonte de nomes.

É importante verificar a credencial de cada médico. Onde ele se formou o tipo de formação específica, quantos anos de treinamento em todas as áreas de cirurgia plástica

A SBCP é o órgão oficial da Associação Médica Brasileira responsável pelo processo da formação de especialistas no Brasil. Quando você escolhe um cirurgião membro da SBCP, pode ter a certeza de que ele é graduado por uma faculdade de medicina reconhecida.

Mas na consulta é que você vai ter a base concreta para a sua decisão final. Visite vários cirurgiões. Compare suas personalidades, opiniões e condutas. A segurança que você vai sentir no profissional é o mais importante.

Quem deve fazer e quem não deve fazer a Lipoaspiração
Antes e Depois

Se você tem auto-estima positiva, se incomoda com algum aspecto físico e deseja corrigi-lo ou melhorá-lo, a lipoaspiração é uma boa opção. Mas deve-se tomar cuidado com pacientes que necessitem de um acompanhamento psicológico por motivos diversos como, por exemplo, indivíduos em crise, com expectativas fantasiosas, sempre insatisfeitos ou com desequilíbrios mentais. Nestes casos só se indicará o procedimento em conjunto com o psiquiatra, uma vez que se defina que as expectativas do paciente não estão relacionadas com a patologia.

0 comentários:

Postar um comentário