domingo, novembro 20

Dermolipectomia das Coxas

A cirurgia plástica de coxas ou lift de coxas visa retirar o excesso de pele, proporcionando um contorno da coxa mais natural e menos flácido. A flacidez da face interna das coxas ocorre habitualmente por emagrecimento e envelhecimento. Isto se deve ao excesso de pele formado pelo estiramento desta durante o período de sobrepeso. Devido a pele interna da coxa ser relativamente fina, ela não contrai o suficiente após a perda de peso, acarretando o excesso de pele local. A falta de exercício físico faz com que a gordura acumule e o músculo perca volume.

A anestesia poderá ser geral ou peridural. A sedação pré-anestésica poderá lhe dar mais conforto e você acordará apenas quando retornar ao seu quarto. Inicia-se a cirurgia pela incisão ao longo da marcação prévia feita em suas coxas, próximo à virilha. O descolamento do retalho dermogorduroso é realizado apenas na extensão de pele e gordura a serem removidos. Caso tenha sido avaliada necessária a redução circunferencial das coxas, então uma incisão longitudinal, na face interna da coxa, também será realizada, permitindo a ressecção de pele e gordura na extensão da coxa.

O excesso de pele é ressecado, as incisões cirúrgicas são suturadas e drenos poderão ser colocados, se necessário.

Cicatrizes

A cicatriz resultante de uma Dermolipectomia de coxa localiza-se obliquamente na prega inguinocrural (virilha), estendendo-se posteriormente até o sulco subglúteo. Apresenta maior ou menor extensão dependendo do volume de pele excedente a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho.

Devido ao peso da pele da coxa, que fica causando tração sobre a cicatriz, é comum haver algum alargamento desta no decorrer da cicatrização.

É importante durante os primeiros meses, a massagem das cicatrizes e aplicação de gel de silicone, de modo a ficarem o mais possível disfarçadas.

Complicações

Raramente a cirurgia de Dermolipectomia de coxa traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. Porém para que os riscos sejam mínimos é necessária a observação das orientações pré e pós-operatórias do cirurgião.

Entre as infreqüentes complicações da Dermolipectomia de coxas, porém possíveis, podem ser citados: hematoma, seroma, infecção, necrose (sofrimento da pele), deiscência (abertura da sutura), quelóide, trombose, embolia e problemas anestésicos.

Por serem as complicações mais freqüentes em paciente fumantes, estes devem se abster do cigarro por um mês antes da cirurgia, para minimizar os riscos. No caso de uso de anticoncepcional oral ou injetável, deve-se suspender o uso 1 mês antes da cirurgia, período no qual outro método anticoncepcional deve ser adotado.

Recomendações pré-operatórias

Você será informada em detalhes sobre como se preparar para a cirurgia, inclusive sobre tempo de jejum, interrupção de uso de medicamentos ou vitaminas e outras drogas. Parar de fumar pelo menos duas semanas antes e até duas semanas após a cirurgia é essencial para reduzir riscos de complicações. Evitar exposição ao sol, em particular na área operada, e não seguir dieta rigorosa no período imediatamente anterior à cirurgia, pois a carência nutricional poderá prejudicar sua cicatrização. Na eventualidade de você contrair gripe, resfriado ou outra infecção antes da cirurgia, ela deverá ser adiada até a sua total recuperação.

Recomendações pós-operatórias

A alta hospitalar será dada no dia seguinte à cirurgia. Você será orientada quanto aos curativos e banhos e deverá seguir a medicação conforme a prescrição. Os medicamentos que lhe foram prescritos para tomar após a cirurgia devem controlar bem o desconforto e dor que são normais de sentir, principalmente nos primeiros dias. Você deverá andar logo no primeiro dia após a cirurgia, embora não deva permanecer nunca sentada em posição de Lótus, para reduzir a tensão na cicatriz. Você poderá voltar a dirigir seu automóvel e retornar ao trabalho após 15 dias, se não houver qualquer contratempo e se seu trabalho não demandar grande esforço físico. As atividades físicas serão retomadas paulatinamente, seguindo cronograma previamente estabelecido.

Resultado definitivo

O resultado definitivo da Dermolipectomia é atingido após 6 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.

Nos primeiros meses, a raiz da coxa apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeita a períodos de inchaço, que regride espontaneamente.

Com o decorrer dos meses, tendo-se iniciado a drenagem linfática, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de 06 a 12 meses de pós-operatório.

1 comentários:

Anônimo disse...

olá...tenho 22 anos e sofro desse problema nas coxas e enquanto eu não fizer uma cirurgia não vou me contentar q terei pernas bonitas (finas!). Tenho estrias nas pernas e isso acaba com minha auto-estima,e também está começando a aparecer varizes, e eu acredito que é por causa das coxas ''grossas''! :(
Queria saber se: essa cirurgia retira pele ou só faz a aspiração da gordura da coxa? tem um limite de tecido (pele ou só a gordura) que pode ser retirado por cirurgia? A quantidade de tecido a ser retirado depende do peso do paciente? O paciente tem que emagrecer naturalmente alguns kilos antes desse procedimento? Qual o valor estimado para uma cirurgia dessas? Obrigada!

Postar um comentário