quarta-feira, novembro 2

Otoplastia

Algumas pessoas nascem com orelhas com o formato diferente do normal, a chamada orelha em abano, onde o paciente apresenta orelhas protusas, com a borda lateral mais distanciada da cabeça, dando a impressão de serem maiores. A orelha em abano normalmente causa incômodo e constrangimento, principalmente na infância, onde a criança se torna alvo de gozações e brincadeiras pelos colegas, trazendo como conseqüência marcas profundas em sua auto estima, pois é justamente no período pré- escolar que começam os problemas de ordem psicológica.

A otoplastia , ou cirurgia da orelha, é executada para correção de orelhas proeminentes. Com essa cirurgia as orelhas são colocadas junto à cabeça e a curvatura é ajustada. A operação é executada geralmente após a idade de 5 a 14 anos, quando já há um desenvolvimento das estruturas anatômicas. O paciente deve sempre ter em mente que o resultado desejado é a melhoria, não a perfeição. A plástica na orelha é uma prática muito comum e com um resultado estético e emocional de alto impacto.

A orelha é uma delicada e exigente estrutura. O cirurgião plástico deve ter mãos realmente habilidosas, esculpindo a cartilagem da orelha, para criação de contornos e silhuetas que previamente não existiam.  Em geral, a cirurgia é realizada com anestesia local mais sedação, praticamente sem dor ou incômodo. Em alguns casos, de crianças não cooperativas, pode-se preferir o uso da anestesia geral. A otoplastia é relativamente simples e a cicatriz fica escondida atrás da orelha, praticamente imperceptível. Normalmente o cirurgião faz uma incisão pequena no fundo da orelha para expor a cartilagem. Ele então esculpe a cartilagem e assim dobra-a para trás em direção à cabeça. Ocasionalmente, o cirurgião removerá um pedaço maior de cartilagem para proporcionar uma dobra mais natural quando a otoplastia estiver completa. Através de múltiplas suturas, a cartilagem é moldada e fixada, dando nova forma a orelha do paciente. Os pontos geralmente são retirados 15 dias apos o procedimento, e o paciente deve usar uma faixa elástica compressiva no local, semelhante a de um tenista, no pós-operatório da cirurgia orelha.

A otoplastia pode corrigir, além da orelha de abano, orelhas lesionadas ou mal desenvolvidas e pode corrigir o lóbulo da orelha danificado por pesados brincos, piercings muito grandes ou envelhecimento.

Como em toda cirurgia estética a indicação para realização do procedimento deve partir da vontade do próprio paciente. O papel do cirurgião plástico é estabelecer se os anseios do paciente são reais, e que tipo de tratamento é mais indicado para cada caso. Estando o paciente ciente da importância que a otoplastia pode ter em sua vida, provavelmente vai cooperar mais com a cirurgia e ficar mais contente com o resultado. Apesar da cirurgia de otoplastia poder ser efetuada em crianças, o tratamento na idade adulta é também bastante comum. Porém é importante saber que devido à cartilagem da orelha estar já totalmente desenvolvida, a orelha de um adulto não tem a mesma capacidade de reformulação como a orelha de uma criança.

Riscos da otoplastia

Quando falamos de complicações, não significa que elas realmente aconteçam - naturalmente, o cirurgião plástico especializado em otoplastia é capaz de avaliar durante a consulta todos os riscos preexistentes.

Todos os cirurgiões plásticos são capazes de executar muito bem toda a gama de cirurgias plásticas. Mas exige-se um cirurgião plástico especializado neste tipo de procedimento. Por exemplo: se a incisão cirúrgica na cartilagem for demasiado profunda, ela pode tornar-se visível através da pele. Se a incisão não for suficientemente profunda, a cartilagem pode não se curvar adequadamente, prejudicando o resultado estético.

Assimetria

Após a cicatrização das incisões, é possível existir uma ligeira assimetria entre as orelhas: Uma orelha ligeiramente mais alta do que a outra ou uma orelha mais próxima da cabeça do que a outra. Nós humanos somos assimétricos por natureza, mas se após a otoplastia ocorrer uma assimetria muito evidente entre as orelhas, pode ser necessária uma segunda intervenção para finalmente ajustar a assimetria.

Pós-operatório

Após a cirurgia plástica nas orelhas é comum ocorrer dor, inchaço, vermelhidão e dormência. Os pacientes são aconselhados a não dormirem de lado para reduzir a pressão nas orelhas e o uso de uma faixa para dormir por um mês após a cirurgia.

0 comentários:

Postar um comentário