quarta-feira, maio 4

Rinoplastia - Cirurgia de Nariz

O nariz desempenha uma função importante na composição da beleza facial. Por estar localizado no centro do rosto, é uma das primeiras estruturas a serem percebidas quando se olha o rosto de alguém. Alterações como uma proeminência no dorso do nariz e ponta nasal alargada (nariz batata), quando adequadamente corrigidos através de uma rinoplastia podem levar a uma enorme melhora na aparência facial.

É possivelmente a cirurgia plástica mais comum em todo mundo. Objetiva alcançar a harmonia facial, através da adequação da anatomia do nariz dentro dos padrões estéticos. Na Rinoplastia, mesmo as menores alterações, podem levar a uma melhora expressiva na aparência do nariz.

Vários problemas podem ser corrigidos, como redução de proeminências no dorso e na ponta do nariz, estreitamento das asas nasais, depressões no corpo nasal etc. Note que a cirurgia de nariz deve ser individualizada, já que a anatomia de cada paciente é diferente. Na rinoplastia, o cirurgião tem o objetivo de harmonizar o nariz com o restante das feições faciais do paciente, de modo a obter um resultado estético belo e natural.

Nariz
É uma das cirurgias plásticas estéticas que exige maior habilidade, experiência e visão artística do cirurgião, para obtenção de um excelente resultado. Milímetros podem fazer a diferença entre um bom e mau resultado. Seu cirurgião deve possuir um entendimento completo da anatomia do nariz e sensibilidade em questões como tipo de pele, origem étnica e o desejo do paciente. Exatamente por isso, ressaltamos a importância de que seu cirurgião mostre fotos de antes e depois, para que o paciente obtenha um completo entendimento do procedimento de rinoplastia.
O conhecimento detalhado da anatomia do nariz é um dos componentes fundamentais para o sucesso de uma rinoplastia. O nariz é composto basicamente por componentes ósseos e cartilaginosos, que devem seguir uma proporção que se harmonize com a estrutura facial do paciente. É importante notar que 95% do trabalho realizado se dá nas estruturas ósseas e cartilaginosas.

A cirurgia pode ser realizada de forma aberta ou fechada. Na cirurgia de nariz fechada é realizada uma incisão interna na região da columela ( cartilagem na base nariz ). Na rinoplastia aberta, a incisão é realizada próxima a ponta do nariz. O cirurgião ira então acessar a estrutura nasal através dessas incisões para esculpir e moldar o nariz para posição e formato desejados.

Rinoplastia
A plastica de nariz também tem o objetivo de melhorar a respiração do paciente quando há, por exemplo, um desvio de septo.

O pós-operatório pode incluir inchaço no rosto no primeiro dia (que pode piorar nas 72 horas após a operação), dor no nariz e dor de cabeça. Mas medicamentos prescritos pelo cirurgião podem ajudar a controlar estes sintomas. É importante repousar coma cabeça deitada nos primeiros dias. Compressas frias reduzem o inchaço.

Como na maioria das cirurgias plásticas estéticas, durante a recuperação, o paciente não poderá observar o resultado da cirurgia no pós-operatório imediato. A face pode estar inchada ou com hematomas em virtude da rinoplastia. Pode ate ser assustador de se ver, mas o paciente deve se lembrar que essa etapa faz parte do processo normal de recuperação. No pós operatório, o nariz fica encoberto por um curativo, e em alguns casos que exigem fratura do osso nasal, o curativo é gessado, sendo removido em 1 ou 2 semanas após a cirurgia. Gradativamente, nas semanas subsequentes, o edema e o inchaço vão desaparecendo, revelando seu novo e lindo nariz.
Antes e Depois

A cirurgia de nariz pode proporcionar resultados realmente compensadores para o paciente que se submete a cirurgia, desde que as expectativas a respeito dos resultados da cirurgia sejam realistas. Antes de se submeter a cirurgia o paciente deve discutir exaustivamente suas expectativas com o cirurgião, que irá lhe explicar os detalhes e limitações do procedimento. Você e seu cirurgião, devem chegar a um entendimento, para que expectativas irreais a respeito da rinoplastia, não se transformem em frustrações.

2 comentários:

Sheila Soares disse...

Olá!!! Estou aqui para divulgar meu blog de rinoplastia. Fiz uma cirurgia no nariz há 1 ano e gostaria de compartilhar com todos os interessados... Possuem muitas fotos e vídeos tb. Obrigada!!!
sheila-minharinoplastia.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi ,eu tenho vontade de fazer uma cirurgia ,mas tenho muito medo !! Queria saber como foi o procedimento da sua e se foi mt cara (desculpa pergunta)

Postar um comentário